Ansiedade!
-
A ansiedade é uma emoção natural diante de algumas situações, mas quando ela deixa de ser normal?
Este sentimento deixa de ser normal quando passa a ser muito forte e muito frequente, sem a presença de um motivo aparente, passando a dominar grande parte de seu dia, com pensamentos negativos, imaginação de cenários ruins acontecendo, medo do futuro, além dos sintomas físicos, como dores pelo corpo, falta de ar, vontade de chorar, tudo isso pode ser a ANSIEDADE.
Situação
Pensamento automático
Reações emocionais e fisiológicas
Comportamento
Em terapia, iremos abordar o tema da ansiedade, falaremos sobre as situações que causam ansiedade, com o objetivo de compreender a origem dessa emoção. Em seguida trabalharemos na identificação dos pensamentos ligados à situação, pois muitas vezes interpretamos as situações de uma forma distorcida. Esses pensamentos irão gerar as reações emocionais, ou seja, ansiedade, medo, apreensão, e as reações fisiológicas, como sudorese, desconforto estomacal, dor de cabeça, e a partir disso iremos manifestar nosso comportamento.

Sendo assim, podemos ver a importância dos nossos pensamentos nesse processo, e o quanto pensamentos negativos têm o poder de trazer emoções e comportamentos negativos para nossa vida, o que evidencia a importância de que nossos pensamentos sejam realistas, para isso, usaremos diferentes técnicas e instrumentos para alcançar tal objetivo, com a mudança de modelos de pensamentos e com o desenvolvimento de novas habilidades, criando formas de enfrentar as situações.