top of page

Sinais de que é momento de iniciar a terapia:

Em nossa vida, lidamos diariamente com diferentes emoções, sentimos alegria, curiosidade, satisfação, mas também vivenciamos tristeza, ansiedade, medo, estresse. Todas as emoções são importantes e fazem parte da vida, inclusive as negativas, mas, muitas vezes, elas deixam de ser naturais e passageiras.

QUANDO DEIXAM DE SER NATURAIS?

pixlr-bg-result (8)_edited.png

Essas emoções deixam de ser normais e esperadas quando passam a causar sofrimento significativo e prejuízos em diferentes áreas da vida, como no trabalho, nos estudos, nas relações interpessoais ou em sua relação consigo mesmo.

pixlr-bg-result (8)_edited.png
pixlr-bg-result (6).png
pixlr-bg-result (5).png

Por exemplo no caso da ansiedade, é normal sentir-se ansioso quando algo novo ou muito importante está prestes a acontecer, por outro lado não é natural se sentir constantemente ansioso e preocupado, sentir sintomas físicos como tontura, sudorese, taquicardia, dores pelo corpo ou dificuldades para dormir e se alimentar devido à ansiedade, esses são sinais de que esta emoção deixou de ser aquela esperada e merece uma atenção especial e cuidados, pois não está mais ligada a um acontecimento específico, isso gera dificuldades na execução das tarefas do dia a dia, problemas na concentração, irritabilidade, impactando na qualidade de vida, de modo geral.

pixlr-bg-result (4).png

Outro exemplo é a tristeza, sentir-se triste também faz parte da nossa vida, muitas vezes não nos permitimos sentir tristeza e buscamos bloquear esse sentimento, mas todas as emoções são importantes e precisam ser sentidas, porém é necessário ficar atento à intensidade e à duração desse sentimento.

Não é natural ou saudável sentir-se constantemente triste, sentir-se desanimado e desmotivado na maior parte do tempo. Ou quando essa emoção aparece sem um motivo aparente, sem que nada esteja diretamente ligado ao sentimento, esses também são sinais de que algo está acontecendo e merece uma atenção para que as causas sejam investigadas e trabalhadas.

Mais um exemplo é o medo, faz parte sentir medo de algo específico, sentir desconforto em determinada situação, porém, se isso é algo que te bloqueia, que faz com que você evite estar diante de determinadas situações ou que gera sensações físicas, como taquicardia, sudorese, falta de ar, isso significa que esta emoção está trazendo prejuízos e necessita ser avaliada e trabalhada, para que deixe de ser intensa ao ponto de controlar aquilo que você irá ou não fazer.

Esses foram alguns exemplos de emoções que frequentemente desencadeiam desconforto. De acordo com a Terapia Cognitivo Comportamental, as emoções aparecem como uma consequência de nossos pensamentos.

Frequentemente temos pensamentos negativos, por exemplo quando duvidamos de nosso valor, de nossa capacidade, de nossas potencialidades e esses modelos de pensamentos acabam trazendo as mais diversas sensações, por isso a importância de conhecer esses pensamentos e, ainda mais,  o que está por trás deles, pois isso promoverá novas percepções, um melhor manejo das emoções e por último, o desenvolvimento de novos comportamentos e habilidades.

pixlr-bg-result (7).png

Vanessa Araujo Santos

Psicóloga | CRP 06/178342

                    

 WhatsApp: (11) 97402 3233             

Vanessa_Santos_Psicóloga_CRP_06178342__8_-removebg-preview_edited.png

© 2024 por Vanessa Santos. 

bottom of page